Chappatis ( INDIAN FLATBREADS )

novembro 15, 2020

Tempo de cozedura 5 minutos (+ 30 minutos para repousar a massa)

Os chappatis são o acompanhamento preferido dos pratos indianos. São feitos com diversos tipos de farinhas tais como a farinha de paínço, de millet, de milho ou farinha de grão. Mas os chappatis tradicional e originalmente são feitos com a farinha especial integral (chappati atta).

A receita para fazer chappatis é simples permitindo que se possa fazer em casa. São reconhecidamente saudáveis, leves e naturalmente vegetarianos. São indicados para problemas digestivos pois contêm fibra. Embora contenham baixas calorias, proporcionam elevada energia. São tridoshic, ajudando a equilibrar vata, pitta e kapha.O trigo integral é uma fonte rica em hidratos de carbono, proteínas, vitaminas B1, B2, B3, B6, ferro, fósforo, cálcio, manganésio, selénio e zinco.

Aprenda a fazer chappatis caseiros com esta receita passo a passo, em que cada um fica pronto em cerca de 3 minutos.

Todo o processo de preparar chappatis, demora de 2 a 3 minutos, por isso não se deixe intimidar pela quantidade de fotos e passos necessários !

  • 2 chávenas de farinha de chappati
  • 1 colher de sopa de óleo de colza ou óleo de girassol
  • água (conforme descrição da receita)
  • ghee para barrar
  • 1 rolo fino de madeira especial para chappatis
  • tawa (frigideira anti-aderente)
  • sal (sendo opcional)
  1. Misture a farinha, o sal e óleo numa tigela em que vai acrescentando água aos poucos conforme necessário. Amasse até obter uma massa lisa e elástica.
  2. Cobrir e reservar por 30 minutos em temperatura ambiente.
  3. Coloque a massa numa superfície previamente coberta com farinha.
  4. Divida em 8 a 10 porções e enrole cada parte ajudando com um pouco de farinha seca e para que no aspecto final adquiram uma forma circular.
  5. Aqueça a tawa (frigideira anti-aderente). Coloque o chappati e cozinhe cada face por 30 segundos ou até que apareçam manchas acastanhadas.
  6. Vire agora o chappati de modo a que a primeira face já cozida volte a ficar por baixo.
  7. Agora pressione ligeiramente os vários lados com um pano de algodão limpo ou com uma espátula. O chappati vai inchar completamente.
  8. Depois retire-os e barre um pouco de ghee.
  9. Repita este processo para as restantes porções da massa e guarde num recipiente térmico para manter os chappatis quentes.
  10. Sirva quente com dall curry´s (caril de lentilhas) ou com mel.

Se usar um pano de algodão para pressionar os lados de chappati, cautela para evitar que o ar quente queime os seus dedos.

Em vez de enrolar todas as porções da massa de uma vez, enrole apenas o próximo (para cozinhar de imediato) quando o anterior acabou de ficar cozido.

Assim garante que os chapattis sejam macios e moles.

Lista de compras