Raggi – Millet vermelho, o super alimento

outubro 29, 2020

O que é o Raggi …?

O grão raggi também conhecido por nachinim é uma potência em nutrientes, rico em vitaminas, minerais e fibras.
Em comparação com o trigo e o arroz é bastante mais elevado em proteína. Tem um índice glicémico muito baixo, é alcalino e livre de glúten.
raggi tem uma maior fonte de cálcio (344 mg por 100g) em comparação ao arroz integral e ao milho, e tem um baixo teor de gordura.

O consumo regular de Raggi ajuda a manter uma mente sã bem como o peso ideal, uma vez que controla os níveis de açúcar no sangue.

Uma das características interessantes deste alimento é que fornece cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1 e B2 em abundância, evitando assim qualquer desnutrição em casos de rigorosas dietas alimentares.

Os vários modos de usar nachinim nos alimentos:

O raggi em farinha é habitualmente consumido na preparação de alimentos como os roti, panquecas, papas, dumplings, pão ou bolachas.

raggi é delicioso em saladas se consumir germinado. O nachinim leva algum tempo para ser digerido, e embora rico em carbohidratos, retarda a absorção destes pelo sistema digestivo, o que o torna ideal para a perda de peso.
No Nepal este grão pode ser usado para fabricar bebidas fermentadas tais como a cerveja.

Puttu é um pequeno-almoço tradicional em Kerala, no sul da Índia, preparado com farinha de raggi e côco cozidos ao vapor numa cesta de bamboo.

Benefícios mágicos do Raggi

  • Aumenta o índice da hemoglobina
  • Aliado na perda de peso
  • Boa fonte de cálcio
  • Rico em fibras
  • Alimento vegan
  • Ajuda a controlar a diabetes
  • Reduz os triglicéridos
  • Reduz o mau colesterol
  • Reduz a pressão arterial
  • Sem glúten

Propriedades Ayurvédicas do Raggi

  • Rasa (paladar): Doce
  • Virya (ação no organismo): Tem uma potência de aquecimento
  • Características: seco e leve
  • Nos doshas: Equilibra Kapha
  • Aumenta Pitta e Vata em quantidades excessivas
  • Na mente, proporciona os estados de Sattva (equilíbrio) e Rajas (energia e movimento)
  • O grão raggi também conhecido por nachinim é uma potência em nutrientes, rico em vitaminas, minerais e fibras.
  • Em comparação com o trigo e o arroz é bastante mais elevado em proteína.
  • Tem um índice glicémico muito baixo, é alcalino e livre de glúten.
  • raggi tem uma maior fonte de cálcio (344 mg por 100g) em comparação ao arroz integral e ao milho, e tem um baixo teor de gordura.
  • O consumo regular de Raggi ajuda a manter uma mente sã bem como o peso ideal, uma vez que controla os níveis de açúcar no sangue.
  • Uma das características interessantes deste alimento é que fornece cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1 e B2 em abundância, evitando assim qualquer desnutrição em casos de rigorosas dietas alimentares.

Namasté

  • 2 colheres de chá de farinha de raggi
  • 1 copo de leite de amêndoas sem açúcar (leite de arroz ou de vaca, se preferir)
  • 1 colher de chá de amêndoas moídas (substitua por nozes ou castanha de cajú)
  • 1 pitada de gengibre em pó e cardamomo em pó
  • Mel ou Jaggery a gosto 
  1. Misture os ingredientes numa panela de tamanho médio.
  2. Leve a ferver em lume baixo, mexendo ocasionalmente para evitar grumos.
  3. Retire do lume.
  4. Adicione o mel ou a jaggery.
  5. Sirva quente.

Lista de compras