Red Lentil & Spinach Dahl

outubro 26, 2020

Serve: 4 a 5 pessoas

À medida que saímos do ambiente pesado e escuridão do Inverno, emerge um sentimento de leveza e esperança no ar…Infelizmente por vezes, a transição para a Primavera pode ser exigente para os nossos corpos!

Para muitos, a primavera está associada a congestão respiratória e a quantidades excessivas de muco que podem levar a sintomas de sinusite, tosse, resfriados,asma, febre do feno, problemas digestivos, dores nas articulações, entre outrossintomas.

Assim sendo a Primavera é momento ideal para fazer uma desintoxicação, para perder peso e aumentar o vigor. Do ponto de vista ayurvédico, a Primavera tem tudo a ver com a redução do Kapha. (Kapha é pesado, pegajoso e lento).

Esta estação propicia um dos melhores momentos do ano para desintoxicar o nosso corpo, por exemplo através de terapias conhecidas Nasya e Jala Neti. Na ayurveda equilibramos cada estação incrementando certos sabores e reduzindo outros. Na Primavera precisamos de sabores mais pungentes, amargos e adstringentes. Certifique-se que estes sabores, são de uma boa origem e de excelente qualidade.

Por exemplo, o sabor picante: especiarias como pimenta preta & gengibre; o sabor amargo e adstringente: folhas verdes, chá de dente-de-leão e urtiga.

É altura de reduzir os alimentos que são pesados, pegajosos, azedos, salgados e doces. Agora precisamos alimentos mais leves e alcalinos que ajudam à limpeza natural e ao processo de desintoxicação durante a Primavera.

Evite ou reduza os seguintes itens: batatas, massas, fritos, alimentos processados, pão e junk food.

Ame os alimentos verdes: as folhas verdes são amargas, adstringentes e por vezes também pungentes, tornando-se assim um excelente complemento à sua dieta. Exemplos: alho selvagem, rúcula, coentro, folhas de mostarda, folhas de dente-de-leão e folhas de urtiga. Tente incluí-los na sua dieta diariamente.

Reduza o leite: os produtos lácteos são pesados, pegajosos e aumentam a congestão das mucosas. Se consumir leite certifique-se que será apenas em pequenas quantidades, fervido, quente e bem temperado com especiarias (podemos e devemos adicionar aos produtos lácteos: curcuma, canela, gengibre, cardamomo e pimenta preta).

Incluir cevada: é um dos grãos mais adequados para comer durante a Primavera, uma vez que tem a capacidade de secar o excesso de mucosas no corpo, regularo açúcar no sangue e limpar o sistema linfático.

Mantenha o seu corpo em movimento: exercício é uma necessidade absoluta durante a Primavera! O movimento físico é uma ótima maneira de reduzir o excesso de Kapha.

Namasté

  • 1 chávena de Lentilhas vermelhas
  • 5/5 copos de água
  • 1 colher de café de Curcuma em pó
  • ½ colher de café de Chilli vermelho em pó
  • 1 cebola média
  • 1 tomate médio
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de café de pasta de gengibre
  • 1colher de sopa de ghee
  • 1colher de café de sementes de cominho
  • 1 pitada de assafetida (por porção)
  • 180 gr de espinafres
  • sal a gosto
  1. Numa panela coloque 1 chávena de lentilhas vermelhas previamente lavadas e adicione 5 copos e meio de água. Adicione a curcuma, o chilli seco e o sal.
  2. Levar a ferver e manter até ficar cremoso.
  3. Corte finamente a cebola, o tomate, o gengibre e o alho.
  4. Numa frigideira já quente, coloque a derreter 1 colher de chá de ghee, e adicione assementes de cominho.
  5. Frite-as por alguns segundos até sentir-lhes o aroma, adicionando em seguida as cebolas e o gengibre. O lume deverá ser médio.
  6. Deixe dourar e adicione a assafétida, o tomate picado, o alho e os espinafres.
  7. Permita este processo de redução por cerca de 30 minutos (ajuste a quantidade de água adicional ou a intensidade do lume para evitar que o molho queime ou desidrate).
  8. Quando o molho estiver pronto, misture as lentilhas vermelhas.
  9. Deixe-os cozinhar juntos por cerca de 10 minutos.
  10. Sirva como uma sopa ou acompanhe com arroz ou um chapati.

Lista de compras