Tempo de preparação: 8 horas (marinar)
Cozedura: 45 min (assar ou grelhar)
Serve: 4 pessoas
Planear com alguma antecedência, pois esta delícia precisa de tempo.
De facto, pelo menos 8 horas a marinar, de preferência durante a noite. O tempo de cozedura é de apenas 45 minutos, mas compensa todo o tempo de preparação para alcançar o máximo sabor que apenas um bom prato Tandoori oferece.
Namasté
- 1 frango (remova a pele e toda a gordura visível, e cortado em pedaços médios)
- 125 gr de iogurte natural
- 2 colheres de sopa de sumo de limão
- 1 colher de sopa pasta de alho & gengibre
- 1 colher de sopa de cominho em pó
- 1 colher de chá de coentro moído
- ½ colher de chá de pimenta caiena ou kashmiri chilli em pó
- ¼ colher de chá de cardamomo em pó
- ¼ colher de chá de cravinho em pó
- ½ colher de chá de curcuma em pó
- ¼ colher de chá de pimenta-do-reino em pó
- ½ colher de chá garam masala (ou optar pela nossa mistura de Tandoori Masala Moído ou em Pasta)
- Sal a gosto
- Óleo para pincelar
- Coentro fresco para enfeitar
- Fatias de pepino, cebola vermelha, tomate e limão, para decorar
- Com uma faca afiada, faça golpes semi-profundos no frango para permitir que a marinada penetre.
- Coloque o frango num grande prato fundo.
- Numa tigela de vidro, misture o iogurte, o sumo de limão ou vinagre, o alho, o gengibre, o cominho, o coentro moído, a pimenta caiena, o cardamomo, o cravinho, a pimenta preta e o sal.
- Misture bem e em seguida despeje a mistura sobre o frango e esfregue-a vigorosamente em toda a superfície da carne, virando o frango tantas vezes quantas necessárias.
- Cobrir e refrigerar por 8 horas (para melhores resultados durante a noite, mas não marinar além de 2 dias).
- Retire o frango do frigorífico pelo menos 30 minutos antes de grelhar.
- Remova o frango da marinada, pressionando levemente de forma a extrair apenas o excesso e pincele com óleo.
Opção grelhador
- Coloque os pedaços de frango numa grelha bem oleada, virando-o 3 ou 4 vezes,
- durante 45 minutos ou até verificar os molhos a pingar.
Opção forno
- Pré-aqueça o forno a 200 graus e coloque o frango num tabuleiro próprio, pincele com o óleo e cozinhe, virando uma vez, entre 25 a 30 minutos até que veja os molhos a pingar da carne.
- Sirva com raminhos de coentro e fatias de pepino, cebola vermelha, tomate e limão. Pão Nan e Arroz Basmati não devem faltar !!!
A história única do frango Tandoori remonta ao tempo dos Mughals.
Antigamente, os reis faziam grandes festas nos seus palácios e a sua popularidade entretanto, expandiu-se através da Índia em épocas mais recentes. Pouco antes da divisão da Índia, existiu um homem chamado Kundan Lal Gujral que geria um restaurante em Peshawar. A fim de manter os seus clientes interessados e adicionar um toque original ao menu, ele começou a cozinhar o habitual frango num forno cilíndrico de barro, dando-lhe assim um carismático crocante à sua pele e um aspecto reconhecidamente vermelho brilhante – esuculento, que se tornou um enorme sucesso.
O brilho alaranjado brilhante da cúrcuma, o cardamomo, o cominho, tornam fácil apaixonarmo-nos por este prato fantástico !!!
Os clientes que visitaram o restaurante ficaram naturalmente encantados com a nova preparação e celebraram a sua nova ideia.
Mais tarde, mudou-se para Delhi e o seu restaurante atingiu uma enorme popularidade. Inclusive o Primeiro-Ministro da Índia, o Sr. Nehru ficou muito impressionado comesta iguaria de Frango Tandoori.
O Frango Tandoori tornou-se assim, um prato incrivelmente popular existente em todos os menus dos restaurantes indianos.
Em Delhi, Gujral fundou um novo restaurante, o Moti Mahal, que passou a popularizar-se também nos bem conhecidos Butter Chicken e Dal Makhani. Nos anos 50 já era tão popular que atraiu inúmeros novos visitantes, entrecelebridades e líderes mundiais.
Nixon, John F. Kennedy e Gandhi visitaram-no, uma vez que o restaurante de Gujral tornou-se aclamado como o ex-libris da nova culinária indiana – e do tandoori – tornando-se assim reconhecido além fronteiras.