Ayurveda para o Outono

novembro 20, 2021

Esta é uma estação de transformação.

Podemos ver e sentir as mudanças ao nosso redor.

Na natureza as folhas caem, o ar altera-se e estamos prontos a colher uma safra inteiramente nova, tanto de frutas como vegetais.

É importante que acompanhemos as estações – assim como a Natureza faz – adaptando também os nossos hábitos diários e escolhas alimentares. Ironicamente, é apenas através das mudanças que nos manteremos equilibrados, firmes e nutridos durante esta nova temporada.

De acordo com a Ayurveda, existem três doshas – ou energias principais. Assim como cada pessoa tem um Dosha que predomina, cada estação também é dominada por um dos três doshas.

O Dosha Vata prevalece na estação outonal. O Vata governa os movimentos do corpo, e ativa o sistema nervoso e os processos de eliminação.

As características do Vata são frias, secas, ásperas, leves, mutáveis e irregulares.

Vata é composto pelos elementos do Ar e do Éter, associando-se ao sistema nervoso refletindo-se assim, na nossa saúde mental.

A abundância da energia Vata durante o Outono, favorece desequilíbrios e excessos nos nossos corpos e mentes. Durante esta época do ano, podemos sentirmo-nos mais voláteis, inseguros e com humores instáveis.

Porém, embora não possamos intervir nas mudanças naturais do nosso clima, podemos sim, manter o nosso equilíbrio interno. Podemos ajustar os nossos hábitos no dia-a-dia para equilibrar a energia Vata que predomina na Natureza. Ajustes na nossa rotina diária, uma nova postura de Yoga, e escolhas alimentares adequadas são algumas das famosas sugestões que equilibram o Dosha Vata.

Alimentos e ervas outonais


É importante fazer três refeições por dia, de preferência no mesmo horário todos os dias.

Evite saltar refeições e petiscar fora delas, e certifique-se de que se senta enquanto saboreia a sua comida. Como todas as outras opções de vida – nesta época, estabeleça uma rotina em torno da alimentação.

Aqui estão algumas famosas sugestões para orientar o desejado plano de alimentação neste Outono:

  • Coma muitas sopas quentes.
  • Escolha alimentos quentes, cozidos e húmidos.
  • Evite vegetais crus e saladas, pois agravam os sintomas do Vata.
  • Coma duas maçãs por dia, que ajudam na eliminação de toxinas.
  • Beba um chá quente de gengibre fresco, cardamomo e canela, que aquece o corpo, melhora a circulação e favorece a digestão. Se preferir outras bebidas, opte pelas quentes.
  • Coma raízes e tubérculos para reforçar a sua relação com a Terra.
  • Desfrute dos sabores – doce, salgado e azedo são os apaziguadores do Vata.


Escolhas no estilo de vida

  • Apagar as luzes às 22h00 para dormir. Durma oito horas seguidas e acorde ao nascer-do-Sol.
  • Exercitar-se moderada e consistentemente regula a natureza volátil do Vata – encontre tempo e espaço para actividades físicas.
  • Reduza a tendência de falar desnecessariamente, optando por acolher-se no rejuvenescimento do silêncio, sempre que lhe seja possível.
  • Use um lota para ajudar a manter os pulmões livres de muco e congestionamento.
  • Nutra a sua pele em abundância através da aplicação de óleos, reduzindo as emoções do Vata: ansiedade, depressão, medo e nervosismo.
  • Comprometa-se com uma prática regular de meditação para permitir aquietar, centrar e conter a agitação da mente Vata.
  • Pratique a respiração pela narina direita: Feche a narina esquerda usando o dedo anelar da mão direita. Inspire pela narina direita durante 6 a 8 segundos e expirando em seguida pela mesma narina durante 5 a 7 segundos. Repita por mais 7 a 10 vezes, algumas vezes ao dia. Este simples exercício intensifica a energia solar que permite manter o corpo aquecido à medida que a temperatura desce.