Receita ayurvédica de Khichadi com feijão mungo e arroz – e os seus benefícios nutricionais.

junho 12, 2021

‘Khichadi’ significa literalmente uma mistura de duas ou mais substâncias. Este Kichadi Ayurvédico é uma combinação de arroz e lentilhas de feijão mungo. É um dos alimentos mais nutritivos e curativos recomendados pela Ayurveda. Khichadi é também um alimento “sáttvico”, adequado para qualquer pessoa e em qualquer idade. Pessoas que estão doentes ou com dificuldades no seu fogo digestivo (falta de apetite) podem digerir facilmente o khichadi.

Todos os países têm a sua própria comida-conforto, adorada pela maioria da população, seja pelos seus altos benefícios nutricionais ou pela facilidade de preparação. Kichadi é a mais popular para os indianos. Muito pela sua vertente vegetariana, saciante, acessível – e acima de tudo – providencia todos os nutrientes essenciais num único prato.

Esta receita Ayurvédica de Khichadi é usada na Terapia de Limpeza Ayurvédica, devido à sua facilidade de digestão e assimilação. Comer Khichadi é especialmente bom durante a transição das estações, pois muitas vezes os nossos doshas ficam desequilibrados durante estas fases de mudança de estação.
Esta é a versão básica do Khichadi – que é Tridoshik (equilibra todos os três doshas). Esta versão pode ser modificada para tratar qualquer Dosha em particular.

Tempo de preparação 10 minutos

Tempo de cozedura 30 minutos

Serve 2 porções

Qualidades Ayurvédicas

dos principais ingredientes de Kichdi

1.    Arroz basmati

Para fazer khichadi – A Ayurveda recomenda Arroz Basmati. Basmati é o famoso arroz aromático de grãos longos da Índia e do Paquistão que equilibra os três doshas. Possui propriedades muito leves e refrescantes.

2.    Lentilhas de Feijão Mungo

Moong Dal é um dos alimentos mais apreciados da Ayurveda. É tridosha (equilibrando todos os três doshas). Quando cozinhado com temperos diferentes, pode tratar doshas específicos. Moong dal é muito nutritivo e relativamente fácil de digerir. Não cria gases abdominais ou distensão abdominal. As lentilhas de feijão mungo são nutritivos e mais fáceis de digerir do que os feijões mungo inteiros.

3.    Ghee (ou manteiga indiana clarificada)

O khichdi acabado de cozinhar com Ghee – puro e feito de vaca – fornece a quantidade certa de macronutrientes, carboidratos complexos, proteínas e gorduras essenciais.

Desfrute deste khichadi juntamente com uma pequena tigela de iogurte. A combinação de iogurte com Khichadi torna a refeição completa. Aumenta o seu nível de probióticos levando a uma melhor absorção dos nutrientes.
Em vez de iogurte, pode também tomar com um copo de Buttermilk.
Junte um pouco de sumo de limão ao khichadi para uma melhor absorção do ferro pelo corpo.

  1. Lave as lentilhas e o arroz num coador de malha fina sob água corrente e reserve.
  2. Coloque uma panela de fundo grosso em lume médio e junte ghee ou óleo. Logo que aquecido, adicione as sementes de cominho e mostarda e a pitada de asafoétida. Mexa até as sementes crepitarem, cerca de 30 segundos. Adicione o gengibre picado e refogue por mais 30 segundos.
  3. Reduza o lume e junte a curcuma, o chilli em pó e sal. De imediato adicione a mistura de arroz e feijão Moong à panela. Misture bem.
  4. Adicione água e leve a ferver em lume alto, mexendo ocasionalmente. Cubra a panela, reduza o lume e cozinhe sem perturbar até que fique macio, por cerca de 30 a 35 minutos.
  5. Desligue o lume, deixe o Khichadi descansar por 5 minutos e sirva. Adicione um pouco de Ghee e aprecie quando estiver quente ou morno.

NOTAS DE RECEITA

Apenas 4 chávenas de água irão render um Khichadi mais espesso, enquanto 6 irão render a consistência de uma papa ou porridge. Ajuste a água de acordo com a sua preferência.

Se for vegan, pode usar azeite em vez de ghee.

Demolhar o arroz e as lentilhas, uma hora antes de cozinhar reduz o tempo de cozedura.


Lista de compras