Benefícios das tradicionais práticas medicinais na Índia

Uma das práticas medicinais e tradicionais mais famosas na Índia é a Ayurveda.

A Ayurveda é hoje mundialmente considerada uma alternativa viável à medicina convencional, devido às inequívocas provas dadas em aliviar e tratar algumas das principais doenças, que os medicamentos ocidentais não conseguem curar.

Na Índia, o estado mais a Sul – Kerala – é considerado a casa da Medicina Ayurveda. Já é ensinada, com diversas modalidades de cursos e ministrado em quase todas as principais universidades médicas.

A Ayurveda foi fundada durante os tempos védicos na Índia, dizendo-se que a Ayurveda era praticada na civilização do Vale do Indo. As razões pelas quais se diferencia da medicina ocidental é pelo facto de ter sido desenvolvida durante um longo período de tempo, permitindo-se melhorar a cada geração. As práticas de base da Ayurveda permanecem em sincronia com a alma e com a natureza, sublinhando assim a sua carismática aura mística. Foi transmitida de geração em geração e de boca em boca, permanecendo porém, fiel e sem adulterações.

De que forma a Ayurveda é diferente da medicina ocidental?

A diferença entre a Ayurveda e a medicina convencional é bastante simples: A medicina ocidental baseia o diagnóstico sobre o estado de saúde do paciente, considerando os seus sintomas e prescrevendo assim o tratamento das possíveis causas dos sintomas.

Na Ayurveda, os sintomas não são um fator tão importante, na verdade, os sintomas apenas revelam como funciona o estado geral do corpo do paciente. Na Ayurveda, as doenças são consideradas altamente psicossomáticas; e assim, o seu tratamento é direcionado à raiz da causa, a que força o organismo a reagir dessa maneira particular, sendo consequentemente  infligido por uma doença específica.

Na Ayurveda, diferentes pessoas e diferentes sintomas médicos da mesma doença podem obter medicamentos diferentes – isto porque a Ayurveda não deseja curar a doença, mas sim curar o corpo, aliviando-o de qualquer doença que o afete. A constituição interna, o estilo de vida e o local da origem são alguns dos fatores essenciais que os médicos ayurvédicos observam.

Alivia o stress: Todos os centros de tratamentos ayurvédicos estão instalados em lugares de sincronia com a natureza. Os métodos de tratamento da Ayurveda exigem que o paciente liberte completamente o seu corpo e a sua mente de tensões e outras formas de stress. O stress é um contributo de peso para o desenvolvimento de doenças sérias ao longo da vida.

Benefícios da Medicina Ayurvédica

1. Melhor aspecto da pele: a Ayurveda proporciona tratamentos totalmente naturais. O seu inestimável valor cura qualquer doença relacionada com a pele. Proporciona-lhe diversos benefícios dermatológicos ao se enveredar por um regime de tratamento ayurvédico. As dietas prescritas permitem salvaguardar mais vitaminas e proteínas numa quantidade ideal para que usufrua de uma pele saudável e luminosa.

2. Fácil Controle de Peso: Como já foi dito, a Ayurveda visa o bem-estar total do corpo e da alma de uma pessoa. Em casos de obesidade ou excesso de peso, o plano inicial do tratamento ayurvédico é reduzir o peso corporal através de uma dieta – adequada ao tipo de constituição física – e medicação suplementar natural.

Este controle de peso é mais fácil quando comparado a outras técnicas de dieta predominantes nos dias de hoje. E além disso, o controle de peso em regime Ayurvédico não causa efeitos colaterais, tornando-o assim um dos métodos mais confiáveis ​​na redução de peso.

3. Limpeza profunda do corpo: os tratamentos ayurvédicos – como o panchakarma – são orientados para manter o corpo livre de toxinas prejudiciais, acumuladas através das escolhas alimentares e estilos de vida inadequados. Não é fácil desintoxicar o nosso corpo sem uma medicação forte nas outras práticas medicinais. Os praticantes da Ayurveda usam extractos naturais – específicos de plantas medicinais – que são usados ​​para estes processos. Entendendo que a maioria dos problemas de saúde advém de um influxo de toxinas e elementos estranhos, o tratamento de limpeza ayurvédico faculta os ensinamentos para uma prática de vida saudável.

4. Ajuda a dormir melhor: a insónia é um sintoma predominante na maioria das doenças crónicas. É realmente difícil para o corpo e mente permanecerem funcionais, quando não descansamos o suficiente. A Ayurveda possui um longo histórico de cura em problemas do sono. Usam-se misturas naturais com a capacidade intrínseca de recuperar os padrões do sono, e sem introduzir toxinas prejudiciais na sua corrente sanguínea – contrariamente ao que o comprimido ocidental faz.

Dormir melhor, invariavelmente significa que teremos um melhor ritmo circadiano e assim ajudamos o nosso corpo a curar-se mais rapidamente.

Para além disto, a Ayurveda proporciona uma vasta gama de outros benefícios para a nossa saúde – incluindo ser extremamente útil no tratamento de inflamações e na redução dos danos da diabetes sem – que haja quaisquer efeitos colaterais.