Este é um caril – muito simples e elegante – oriundo do coração de Kerala.
É quente, picante, doce e cremoso ao mesmo tempo.
Em Kerala, esta receita é servida por diversos acompanhamentos de vegetais e arroz basmati.
Compre as melhores mangas que puder encontrar – firmes, mas um toque macio quando levemente pressionadas são perfeitas, pois indicam maturação.
Preparação 5 min
Cozinhar 15 min
Serve 4 porções
2 mangas grandes ou 3 pequenas (precisamos de 650g de polpa no total, após descascada e picada)
4 colheres de sopa de óleo de colza ou óleo de girassol
1 colher de chá de sementes de mostarda preta
1 a 2 pimentas chilli verdes (picadas)
½ colher de chá de açafrão moído
½ colher de sopa de coentro moído
½ colher de sopa de garam masala
¾ colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar
250ml de iogurte de côco
1 x 100 gr de creme de côco
1 pitada de pimenta
Descasque as mangas e cortando uma “bochecha” gorda de cada um dos lados da fruta, mantendo a faca o mais próximo possível do caroço. Repita do outro lado e, em seguida, corte as duas extremidades, aproveitando o máximo de polpa possível. Corte as polpas em pedaços quadrados de cerca de 2cm. (Mantenha os caroços para serem deliciados – um privilégio dos cozinheiros…)
Coloque o óleo numa panela média em lume baixo/médio e, uma vez bem quente, junte as sementes de mostarda, as folhas de caril e uma pitada de pimenta. Quando a mistura crepitar (após cerca de 30 segundos), acrescente o açafrão e o coentro, mexa para misturar bem e junte-lhes a manga, o sal e o açúcar. Mexa para revestir a fruta com as especiarias, e depois despeje 50ml de água e leve a ponto de fervura. Reduza o lume, deixando ferver por 10 minutos, e em seguida coloque o iogurte de côco e o creme, o garam masala e cozinhe por mais alguns minutos, até que fique bem quente. Retire do lume e acompanhe com arroz basmati ou vegetais salteados.
Bom apetite!