Os surpreendentes benefícios do Cobre na purificação da água

fevereiro 28, 2021

Poucos sabem, mas nos tempos antigos, os nossos antepassados e até mesmo as nossas avós tinham a prática de armazenar água em recipientes de cobre, pensando-se então que seria apenas para proteger a água potável.

Esta prática milenar, referenciada em textos antigos da Ayurveda, é agora suportada por diversos estudos científicos.

Armazenar água num recipiente de cobre cria um processo de purificação natural.

Purifica a água de todos os micro-organismos, bolores, fungos, algas e bactérias presentes na água que poderiam ser prejudiciais para o nosso corpo, transformando a água perfeitamente adequada para se beber.

Além disso, a água armazenada num recipiente de cobre por cerca de 4 horas, ou idealmente durante a noite, adquire umas certas qualidades do cobre.

O cobre possui propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anticancerígenas e anti-inflamatórias. Ajuda também a neutralizar toxinas.

O cobre é um mineral essencial vital para a saúde humana.

O corpo não consegue sintetizar cobre, contrariamente a outros elementos nutricionais, e assim sendo precisamos adquiri-lo através de fontes alimentares ou suplementos.

Nas melhores fontes de cobre incluem-se os frutos do mar, as carnes orgânicas, os grãos e leguminosas, lentilhas, nozes, sementes, chocolate, cereais, batatas, ervilhas e alguns vegetais de folhas verdes escuras.

Beber 2 a 3 copos de água armazenada em cobre é uma forma simples de fornecer este mineral ao nosso corpo.

De acordo com a Ayurveda, beber água enriquecida com cobre logo pela manhã com o estômago vazio ajuda a equilibrar os três doshas (Kapha, Vata e Pitta).

Garante também o funcionamento adequado dos nossos órgãos e dos seus respectivos processos metabólicos, uma vez que remove mercúrio e chumbo do nosso organismo.

Para além  deixamos aqui mais 10 razões pelas quais beber água contida em cobre é altamente benéfico:

1. Ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor

As propriedades do cobre matam bactérias nocivas e reduzem inflamação no estômago, mostrando-se um ótimo remédio para úlceras, indigestão e infecções.

Também ajuda a limpar e desintoxicar o estômago, regula o funcionamento do fígado e dos rins, elimina adequadamente os resíduos e garante a eficaz absorção dos nutrientes nos alimentos.

2. Ajuda na perda de peso

Para perder peso mais rapidamente, habitue-se todos os dias, a beber água armazenada num recipiente de cobre. Além de ajustar o sistema digestivo a um melhor desempenho, através da sua capacidade anti-inflamatória e anti-toxinas, o cobre também ajuda o corpo a desfazer molecularmente a gordura e eliminando-a eficientemente, ajudando assim o corpo a reter o importante e a descartar o resto.

3. Retarda o envelhecimento

Se lhe preocupa o aparecimento de linhas finas no rosto, o cobre é o seu remédio natural. Embalado com propriedades antioxidantes e na formação de células muito resilientes, o cobre combate os radicais livres, uma das principais razões na formação de rugas.

4. Mantém o coração saudável e vence a hipertensão

Problemas cardíacos são os mais comuns e o cobre ajuda a minimizar o risco de desenvolver doenças cardio-vasculares. De acordo com a American Cancer Society, foi descoberto que o cobre ajuda a regular a pressão arterial, a frequência cardíaca e a reduzir o colesterol mau, assim como os níveis de triglicerídeos.

5. Previne o risco de cancro

Outra das doenças que se tem propagado extensa e rapidamente, o cancro pode ser debilitante para o paciente e para a sua família. Aqui, as poderosas propriedades antioxidantes do cobre ajudam a combater os radicais livres e a anular os seus efeitos nocivos – uma das principais razões para o desenvolvimento desta doença.

6. Poderoso anti-infeccioso

O cobre é conhecido pela sua natureza oligodinâmica (efeito esterilizante dos metais nas bactérias) podendo assim destruir as bactérias de forma muito eficaz. É especialmente eficaz contra E.coli e S.aureus, duas das bactérias mais comuns do nosso meio ambiente e bem conhecidas por causar doenças graves no corpo humano.

7. Regula o funcionamento da glândula tiroide

Especialistas de saúde acreditam que uma das características mais comuns entre as pessoas com doenças da tiroide é o baixo nível de cobre no corpo. Embora seja mais comum em pessoas com hipertiroidismo, aqueles com hipotireoidismo sofrem também com esta deficiência.

8. Vence a artrite e articulações inflamadas

O cobre tem propriedades anti-inflamatórias muito potentes. Este ativo é especialmente excelente para aliviar dores causadas por articulações inflamadas – como no caso da artrite e da artrite reumatóide.

9. Melhora a saúde da pele e a produção de melanina

O cobre é o principal componente na produção de melanina no nosso corpo. Além disso, o cobre também ajuda na produção de novas células que ajudam a repor as camadas superiores da pele, deixando-nos com uma pele macia e elástica.

10. Vence a anemia

Um dos factos mais surpreendentes sobre o cobre é o seu importante papel na grande maioria dos processos metabólicos. Desde a formação das células até o auxílio na absorção do ferro, o cobre é um mineral essencial para o funcionamento do nosso organismo.

Como limpar a sua garrafa de cobre

Os métodos tradicionais de limpeza de garrafas de cobre passam por esfregar o cobre com uma mistura de sal e pasta de tamarindo.

Mas nos dias de hoje, podemos simplesmente usar sumo de limão, sal ou bicarbonato de sódio e vinagre para limpar os nossos recipientes.

Deixe repousar esta mistura dentro da garrafa durante a noite, ou pelo menos durante 8 horas para melhores resultados. Enxague bem pela manhã.