Lassi – A bebida Ayurvédica para um intestino fortalecido.

março 7, 2021

Uma bebida viva: tal como os outros alimentos probióticos, o Lassi contém todos os tipos de bactérias vivas que suportam o equilíbrio da nossa flora intestinal.

Lassi é feito a partir de iogurte, mas ganha propriedades completamente diferentes, por vezes até opostas (Gunas), consoante o modo como é preparado.

De acordo com a Ayurveda, enquanto o yogurte pode tornar-se difícil de digerir, bloquear os canais finos do corpo (srotas), o Lassi abre as srotas e facilita o nosso fogo digestivo (o Agni). O segredo desta transformação está na forma como preparamos o Lassi, e aqui ensinamos-lhe tudo sobre esta bebida probiótica e como fazer a sua, em casa.

Na Ayurveda, manter um intestino saudável é fundamental para o nosso bem-estar.

Esta descoberta tem sido frequentemente suportada por estudos científicos e tem ganho  gradualmente mais adeptos na Medicina convencional.

Devemos cuidar do nosso intestino com alimentos probióticos, abundantes em bactérias benéficas e que ajudam a reequilibrar nossa flora intestinal mantendo-a saudável.

Por que o intestino é tão importante para nossa saúde?

O intestino é um sistema radicular do nosso corpo.

Os especialistas em Ayurveda costumam comparar o intestino ao sistema radicular de uma árvore: “Para cultivar uma árvore saudável, precisamos alimentar as suas raízes com fertilizantes e nutrientes”.

O mesmo pode ser dito do nosso corpo: se o intestino for saudável e a nossa digestão for eficiente, conseguimos absorver todos os nutrientes das nossas refeições, que nutrem e fortalecem todo o nosso corpo.

“A saúde do intestino e do estômago assemelha-se a um motor. Se o motor é saudável e eficiente, todo o sistema funcionará bem. ”

Da mesma forma que se o sistema digestivo é deficiente, todos os benefícios de uma alimentação rica e nutritiva são desperdiçados.

A capacidade de metabolizarmos a nossa comida eficientemente, depende em grande parte da nossa força digestiva (o Agni). Quanto mais forte é o nosso Agni, melhor absorvemos a nossa comida, produzindo assim menos resíduos durante o processo digestivo.

Um sistema digestivo saudável cria Ojas, o último e melhor dos sete Dhatus (tecidos), que está intimamente ligado à nossa energia vital e nos faz brilhar de dentro para fora.

Desenvolva o seu Agni

A Ayurveda, recomenda:

  • Escolha os seus alimentos de acordo com o seu Dosha
  • Adapte a sua dieta às estações do ano
  • Coma na hora certa e num ambiente tranquilo, estruturando os horários das refeições em torno da rotina diária
  • Tenha a sua próxima refeição, apenas quando a anterior tiver sido completamente digerida e quando realmente sentirmos fome
  • Cuide do seu corpo, ingerindo alimentos simples, saudáveis, frescos, probióticos e alcalinos
  • Use especiarias, temperos e suplementos que promovam uma boa digestão e estimulem o metabolismo
  • Sempre que possa, evite o stress e a hiperestimulação, veja os lados positivos das situações e mantenha um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a vida pessoal.

O que torna o Lassi tão benéfico como um probiótico ayurvédico?

Os alimentos probióticos adicionam microorganismos vivos ao nosso intestino, que cuidam e mantêm o nosso equilíbrio bacteriano, tão importantes para nossa saúde e digestão.

Lassi, é um remédio caseiro ayurvédico eficaz para a saúde delicada do intestino.

A Ayurveda reconhece diversos probióticos, na forma dos “Asavas” e “Arishtas”.

O mais simples e um dos melhores probióticos ayurvédicos, porém, é o Lassi, que também é conhecido como takra: limpa o intestino e favorece a digestão.

Quando preparada de acordo com as regras ayurvedicas, esta bebida, amplamente popular e difundida por toda a Índia, permite que os seus valiosos microorganismos suportem o nosso processo digestivo.

Além disso, também é muito fácil de fazer em casa e é adequado para todos os tipos de Dosha (tri-dosha). É, portanto, um valor acrescentado bebendo-o regularmente.

O Lassi é especialmente recomendado para pessoas que geralmente se sentem inchadas ou sofrem de prisão de ventre, ou que se sentem pobremente saciadas após uma refeição. Alguns de nós, com pouco apetite ou fraco fogo digestivo, definitivamente, também deveriam experimentar o Lassi.

Diferenças fundamentais entre Lassi e iogurte

Lassi é feito a partir de iogurte, mas devido à forma como é preparado ganha propriedades (gunas) completamente opostas.  

A Ayurveda reconhece a qualidade do iogurte como causando um ligeiro aquecimento no metabolismo (Ushna virya) sendo tão difícil de digerir. Também descreve o iogurte como “Sroto abhishanti”, por outras palavras, bloqueia os canais finos do corpo (srotas), que transportam oxigénio, fluidos corporais, sangue, plasma, etc.

Em algumas pessoas estes bloqueios podem levar a cansaço e letargia geral.

Lassi, por outro lado, tem um efeito refrescante. Abre os canais finos do corpo e favorece a nossa força digestiva. Qualquer pessoa que beba Lassi regularmente irá sentir estes benefícios pessoalmente: um sono de qualidade, sentindo-se mais enérgico e entusiasmado no dia-a-dia.

Como fazer o seu Lassi e considerações de preparação

A transformação das propriedades do yogurte num benéfico Lassi, em Ayurveda, chama-se  de “Sanskaro hi gunantardhanam”. Isto significa que a qualidade dos alimentos altera-se como resultado de um processamento específico. É exatamente o que acontece quando preparamos Lassi de iogurte de acordo com as regras tradicionais ayurvédicas.

Para sentirmos os melhores resultados, devemos beber Lassi ao longo do dia, pausando à noite, e de preferência todos os dias.

Receita

Ingredientes

1 chávena de iogurte natural

3 chávenas de água pura

Algumas sementes de cominho tostado e esmagado

2cm de gengibre ou gengibre em pó

1/2 colher de chá de sal preto, também conhecido como kala namak

Coentros ou hortelã para enfeitar

Modo de preparação

  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador
  • Misture até obter uma boa consistência
  • Sirva em copos altos, decore com coentro fresco ou hortelã
  • Desfrute e relaxe