Os quiabos são conhecidos em muitos países de língua inglesa como lady´s fingers (dedos de senhora). Em restaurantes indianos, na lista de pratos vegetarianos é conhecido como caril de okra.
Os quiabos têm um gosto subtil, algo semelhante ao sabor das beringelas. Podem ser servidos crus, assados no forno, marinados em saladas ou cozidos e combinam bem com tomate, cebola, milho e pimentos.
São reconhecidamente uma potência em nutrientes valiosos, em que quase metade dos quais são de fibra solúvel sob a forma de gomas e pectinas.
A fibra solúvel ajuda a baixar o colesterol sérico reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.
Os quiabos devem ser preparados, limpos e secos uma vez que têm uma textura pastosa (mushy) enquanto são cozinhados.
- 500 gr de quiabos (cortado em fatias)
- 1 tomate grande (picado)
- 1 colher de chá de sementes de mostarda
- 1 colher de chá de sementes de cominho
- 1 colher de sopa de sementes de sésamo
- ¼ de colher de chá de asafétida em pó
- 1 colher de sopa de mistura de coentros & cominho em pó
- 1 colher de chá de curcuma
- 1 colher de chá de pasta de gengibre & alho
- 1 pimenta verde picada
- 1 colher de chá de suco de limão
- 3 colheres de sopa de óleo ou azeite
- sal a gosto
- algumas folhas de coentro fresco para guarnecer
- Aqueça o óleo numa panela anti-aderente (ou num wok) e adicione as sementes de mostarda. Aguarde que comecem a crepitar e em seguida junte-lhes as sementes de cominho, a asafétida, as sementes de sésamo, a pasta de gengibre e alho, a pimenta picada e o tomate.
- Deixe cozinhar por 2 a 3 minutos, e em seguida adicione todos os restantes ingredientes em pó. Permita que absorvam a água e reduzam a mistura a uma pasta.
- Mexa continuamente, adicione os quiabos e cozinhe por mais 8 a 10 minutos ou até ficarem macios. Finalize com sumo de limão.
- Este prato, é servido como um acompanhamento, juntamente com coalhada e saladas. Como um prato principal é servido com chappatis e arroz.
DIVIRTA-SE!
Nunca tape a panela que cozinha os quiabos, pois a água evaporada vai pingar da tampa e faz com que o quiabo se torne viscoso e pegajoso.
Nunca adicione sal durante a cozedura, apenas tempere após o prato estar pronto a servir.