Todas as dietas ayurvedicas são baseadas nos DOSHAS (vata, pitta e kapha) e cada pessoa deverá consumir alimentos adequados à sua natureza (prakruti).
Uma receita tridoshic é adequada para os três doshas e assim ideal para todos. Moong dall khichdi causa um efeito calmante e de aquecimento do nosso corpo.
Khichdi é um guisado simples e de fácil digestão que proporciona o equilíbrio do nosso organismo. É ainda um alimento sattvic (puro & natural) fácil de digerir, purificante do sistema digestivo e consequentemente suporta a eliminação de todas as toxinas do nosso corpo.
Khichdi é servido durante o programa terapêutico de PANCHKARMA e é uma das receitas mais saudáveis recomendada pela ayurveda. A ayurveda reverencia o feijão moong como o melhor entre todos os membros da família dos feijões, sendo nutritivo e de leve digestão.
Kichdi possui um equilíbrio entre carboidratos e proteínas. É uma boa fonte de fibra dietética, vitamina C, cálcio, magnésio, fósforo e potássio e todos os 10 aminoácidos essenciais tornando-se assim uma proteína completa.
Khichdi cozinhado com ghee puro fornece a quantidade certa de macro-nutrientes, carboidratos complexos, proteína e gorduras. Juntando-lhe vegetais torna-se uma refeição completa.
Pessoas que sofrem de sensibilidade ao glúten ou doença celíaca podem optar por comer khichdi.
Este prato pode ser servido a qualquer hora do dia. É um prato delicioso, nutritivo com arroz e moongdall com ghee, sal e curcuma.
Proporciona o equilíbrio entre os elementos básicos; terra e água para aumentar a energia e a imunidade; fogo para estimular as enzimas digestivas.
- 1 ½ chávena de arroz basmati branco ou integral
- 1 chávena de feijão moong ou moongdall
- 1 colher de chá de sementes de mostarda
- 1 colher de chá de sementes de cominho
- 1 colher de café de curcuma em pó
- ½ colher de café de asafétida
- 10 a 12 grãos de pimenta preta
- algumas folhas de caril
- sal marinho ou sal ayurvédico (sanchar – sal preto)
- 3 colheres de ghee ou óleo de côco
- algumas folhas de coentro fresco
- 1 colher de café de gengibre ralado ou em pasta
- 7 a 10 chávenas de água
Pode adicionar os vegetais da sua eleição (cebolas, cenouras, courgette, feijão verde ou ervilhas) . Ajuste também a quantidade de especiarias ao seu paladar.
- Lave as lentilhas e o arroz e reserve-os por 30 minutos.
- Numa panela grande aqueça o ghee, frite as sementes de mostarda até crepitarem e junte as sementes de cominho. Em seguida adicione a asafétida, as folhas de caril, as lentilhas, o arroz e tempere com curcuma e sal. Deixe ferver por 10 minutos.
- Baixe o lume para brando, tape e cozinhe por cerca de 25 a 30 minutos até ficar macio com uma consistência empapada.
- Sirva bem quente e decorado com ramos de coentro.
NAMASTÉ