Dosha Vata – Conselhos Ayurvédicos para cuidados de Inverno.

fevereiro 6, 2021

Quando as estações mudam, deveríamos também mudar.

Até os mais subtis ajustes – recomendados pela Ayurveda – podem fazer toda a diferença para um inverno mais saudável.

À medida que entramos no inverno – a estação vasa, – a alteração no clima provoca alterações ao nosso equilíbrio.

As práticas de um estilo de vida holístico ayurvédico melhoram a circulação, a energia e a digestão durante o Inverno – ajudando assim a evitar doenças.

A Ayurveda é uma filosofia de vida holística enraizada na meditação, oferecendo paz ao corpo, à mente e ao espírito.

Os longos meses de inverno significam menos luz, época de gripe e frio desconfortável. Encontrar formas de nos mantermos equilibrados, receber alguma exposição solar e manter uma energia positiva pode ser um desafio.

Enquanto uns adoram o frio, a neve, os desportos de inverno, ansiando por ar fresco e temperaturas mais frias, outros tantos se encolhem com o início do inverno – os Vata.

De acordo com a Ayurveda, “cada indivíduo é uma combinação única de Vata, Pitta e Kapha, atributos mente-corpo, ou também conhecidos por doshas.

Os doshas – a combinação desses três atributos – quando desequilibrados, podem afetar a nossa saúde. A medicina convencional possui um paradigma que se expressa por: “existe algo de errado no seu corpo, vamos corrigi-lo. ”

Entre ser doente e estar doente existe uma diferença significativa.

A Ayurveda sugere que a doença é um sintoma de um desequilíbrio existente no corpo.

Se devolvermos esse equilíbrio ao corpo, os sintomas da doença começam a desaparecer.

Conforme a estação muda, muda também o delicado equilíbrio dos doshas de um indivíduo. Integrar ligeiros ajustes nos nossos hábitos diários e na dieta alimentar, ajuda a restabelecer o equilíbrio e fortalecer esse senso de equilíbrio ao corpo, na mente e no espírito.

Nos meses que antecedem o inverno, quando notamos que o clima começa a mudar, os Vatas começam a alterar-se e a perder o equilíbrio. Esses tipos de pessoas arrefecem bastante e têm dificuldade em aquecer-se facilmente.

A Ayurveda recomenda alimentos de fácil digestão. Toda a saúde começa no intestino – o nosso segundo cérebro onde os nutrientes são absorvidos.

No Inverno, podemos começar por nutrir o corpo e o espírito com hábitos que melhoram o sistema vascular e libertar o corpo de toxinas. “O óleo de sésamo aquecido – como Abhyanga, ou automassagem, ajuda a regenerar os nervos e a nutrir a pele.”

Um raspador de língua elimina as nossas toxinas matinais.

Como todas as doenças vêm do intestino – o ama, ou a formação de detritos indesejados, acumula-se na língua durante o sono. Recomenda-se: “limpar a língua de manhã com um utensílio apropriado – um raspador ayurvédico – como forma eficiente de se livrar dessas toxinas matinais.

Que mudanças devemos fazer na nossa dieta para um inverno saudável?

Muitos de nós acreditam que estão a alimentar-se de forma saudável quando comem alimentos crus, no entanto estes exigem muito do nosso sistema digestivo, pois os alimentos crus são mais difíceis de digerir. Comece o dia com um chá quente e evite alimentos crus ou de difícil digestão.

“A Ayurveda diz para ficarmos atentos – e distantes – de saladas ou legumes frios e sanduíches nesta época do ano, uma vez que – para os Vata – interagem com o clima exterior secando o corpo e extinguindo o nosso agni ou fogo digestivo.”

Para um conforto digestivo – durante a estação fria – que tal uns vegetais orgânicos tostados ou refogados com óleos saudáveis ​​- noz, azeite ou cocô?

Como o meio-dia é a melhor altura para abastecer o nosso corpo com uma digestão fácil e inteligente, o almoço deverá ser a maior refeição do nosso dia.

Cozinhar com ervas e especiarias oferece uma variedade de benefícios à nossa saúde. Quando tomadas em combinação com uma dieta saudável, essas e outras especiarias ayurvédicas fortalecem o sistema imunológico e evitam doenças.

Chyavanprash, é uma deliciosa geleia de ervas que fortalece os nossos tecidos corporais prevenindo resfriados. É feito de Amalaki, a fruta mais rica em vitamina C, e cerca de 30 ervas ayurvédicas que previnem contra constipações, stress e exaustão mental e física.

Experimentar temperos para fazer os nossos próprios chás é uma forma divertida de aquecer o corpo e estimular a mente durante o Inverno. Por exemplo – o chá de açafrão caseiro – ou curcuma – é ancestralmente reconhecido como um antibiótico e pode ser feito facilmente com ingredientes que já existem na nossa cozinha. Basta colocar meia colher de chá de curcuma num copo e juntar água acabada de ferver, e um pouco de leite de côco para uma bebida nutritiva que previne infecções do trato respiratório. ”

Outras sugestões ayurvédicas para manter a mente e o espírito saudáveis ​​durante o inverno?

“A meditação é importante – durante todo o ano – para manter uma mente e um espírito saudáveis, e a serenidade do inverno ajuda-nos a isso, a mergulhar ainda mais fundo nas nossas almas. Como grande parte da natureza desacelera e entra em hibernação durante estes meses frios, encontramos uma excelente oportunidade para nos alinharmos e entrar em contato com nosso lado interior – explorando o que podemos aprender com o silêncio.

Reserve um tempo a sós consigo, sentando-se e ficando sossegado.”

Descubra o seu Dosha aqui: https://www.euroved.com/en/ayurveda/test/

Namaste.