Dosha Kapha – Guia Ayurvédico para a Primavera

março 22, 2021

A Primavera é uma época de novos começos.

A Natureza, mais uma vez, espalha vida à medida que as flores desabrocham, os pássaros cantam e as pessoas naturalmente se sentem mais energizadas.

Especialmente depois de um Inverno longo e frio, os primeiros sinais da Primavera, descrevem-se como se o próprio Deus respirasse vida pela sua criação. Na verdade, o Lord Krishna assim se descreve: “Eu sou a Alma no corpo, a mente nos sentidos, a águia entre os pássaros e o leão entre os animais. Entre todas as árvores, sou Bodhi a árvore sagrada e da estação, sou a Primavera.”

Claramente, a Primavera é a rainha de todas as estações. E da mesma forma, a Ayurveda é a ciência de bem-estar ancestral que nos considera como um todo. De acordo com esses ensinamentos, todos os aspetos de nossa vida contribuem para o estado da nossa saúde.

Devemos compreender que fazemos parte da Natureza, e assim viveríamos melhor – de acordo com os ciclos naturais da vida; ou seja, com as estações.

A “Primavera é a rainha de todas as estações”.

A importância da mudança, da transição …

Uma vida saudável revela-se na criação de uma rotina diária. E uma rotina saudável ajuda a equilibrar as nossas vidas. Para podermos criar uma rotina apropriada, primeiro precisamos entender o significado de cada estação.

A sabedoria Ayurveda, enaltece uma grande importância na transição entre as estações. Podemos pensar nesta transição como um portão conectando duas estações. À medida que passamos por essa transição, devemos ajustar o nosso estilo de vida e adoptar uma nova atitude à medida que deixamos a velha estação e entramos na estação nova.

Ora vejamos… o calor da Primavera derrete a neve do Inverno, trazendo assim humidade para a atmosfera. Desta mesma forma, a Ayurveda ensina-nos que o calor da primavera derrete também o cariz frio acumulado do Dosha Kapha, que naturalmente se liquifica e frequentemente se manifesta como “a febre do feno” – congestão nasal, olhos lacrimejantes e com comichão, espirros, pingo nasal e alguma tosse.

Estação Kapha

Existe algo tão doce e gentil na Primavera. Tudo se parece mover lentamente e há uma suavidade no ar. A suavidade é um atributo do elemento Água, enquanto a lentidão é um atributo do elemento Terra.

Tanto a Terra quanto a Água suportam o nosso desaceleramento de forma saudável; no entanto, estes mesmos elementos, se em desequilíbrio, também nos causam desconfortos  no Dosha Kapha.

Quando a Água e a Terra se combinam, nutrem o nascimento e crescimento da matéria viva; porém, se houver muita Água e demasiada Terra, podemos literalmente e figurativamente ficar presos na lama. O dosha Kapha agrava-se pelo cariz pesado, húmido e frio dos elementos. Assim, um fator importante para aliviar o dosha Kapha na Primavera é entregarmo-nos à luz, ao calor, e aos alimentos de qualidade seca, e atividades e rituais de autocuidado.

Desequilíbrios comuns do dosha Kapha

A Ayurveda revela alguns sinais comuns dos desequilíbrios Kapha no corpo físico, mental e emocional:

  • Apatia ou letargia mental
  • Digestão lenta
  • Congestão por excesso de muco
  • Náusea
  • Pele oleosa
  • Inchaço
  • Pele fria e húmida
  • Sensação de prisão numa rotina
  • Problemas relacionais

Dicas Ayurvédicas para o equilíbrio

do Dosha Kapha na Primavera

1. DIETA

Prefira sabores adstringentes, amargos e picantes.

Vegetais

A primavera oferece-nos a oportunidade de introduzir verduras cozidas na nossa alimentação. Desprenda-se dos guisados ​​pesados ​​e nutritivos e dos tubérculos de raiz doce que tem preferido durante todo o inverno. Assim, refogue levemente os espinafres, acelgas, as folhas de mostarda ou as couves, com uma pequena quantidade de ghee ou óleo de cártamo. Estas verduras possuem sabores amargos e adstringentes que vão ajudam a limpar o nosso corpo e a contrabalançar qualquer congestão e peso no sistema digestivo.

Junte ao seu refogado alguns legumes mais picantes como a cebola, a pastinaca e o alho. Estes vegetais funcionam particularmente bem para o dosha kapha, uma vez que são leves, secos e com função de aquecimento.

Estes sabores são exatamente o que precisamos para aumentar o nosso Agni (o fogo digestivo) e limpar o corpo de ama (os resíduos tóxicos).

De acordo com a Ayurveda, para as pessoas com predominância de dosha kapha é recomendável começar com verduras cozidas durante a primavera e depois passar para saladas cruas somente no Verão. Isto, porque o Kapha Agni tende naturalmente a ser baixo; desta forma, os alimentos crus são mais difíceis de digerir do que os vegetais cozidos.

Feijão e Legumes

Evite grandes refeições com feijão, pois podem ser difíceis de digerir se o seu Agni estiver baixo. Os melhores feijões e leguminosas para equilibrar o dosha Kapha são o feijão mungo, a lentilha e o feijão azuki.

Frutas

Frutas como bananas maduras, morangos e maçãs doces devem ser evitadas. Prefira frutas mais adstringentes como maçãs Granny Smith, romãs, toranjas e frutas cítricas.

Sementes e frutos secos

As sementes são mais adequadas para o dosha Kapha em comparação aos frutos secos.

Por exemplo, uma noz de macadâmia ou castanha de caju têm qualidades digestivas mais pesadas comparativamente às sementes de sésamo, abóbora ou girassol.

Resumindo, quando lhe apetecer um snack, opte por sementes em vez de frutos secos para se sentir leve e com energia.

Grãos

Alguns grãos são mais leves que outros – a aveia, por exemplo, é mais pesada que o milho ou a cevada. Em geral, os melhores grãos para o dosha kapha são leves e quentes como o milho e o trigo sarraceno.

Grãos leves e refrescantes também podem ser consumidos, como a quinoa, o painço, o trigo sarraceno e o amaranto. O arroz basmati também é uma boa opção, pois é considerado tridoshic, ou seja, equilibrado para todos os doshas: vata, pitta e kapha.

Carne

Se estiver a sentir fortes efeitos do dosha Kapha, considere deixar de comer carne nesta estação. No geral, as carnes não são recomendadas para Kapha porque são as mais pesadas e nutritivas de todos os alimentos. As pessoas Kapha fisicamente são sólidas e não precisam da nutrição pesada que a carne proporciona.

Saiba também, que os ovos não são considerados carne e a Ayurveda refere que os ovos são aconselhados, mesmo para o dosha Kapha.

Especiarias

Em geral, todas as especiarias são benéficas para o dosha Kapha.

As especiarias mais amigas de Kapha, para juntar à sua prateleira de condimentos nesta Primavera: açafrão, gengibre, pimenta preta, assafétida, pimenta caiena e sementes de mostarda.

Estes são os temperos mais picantes que ajudarão certamente a aquecer e estimular a nossa digestão e a aliviar qualquer sensação de inchaço ou digestão lenta.

2. SONO

Recomenda-se vivamente, acordar antes do nascer do sol e deitar-se pelas 22h00.

Acorde, levante-se e sinta-se em resplendor!

Já reparou que levantar-se da cama às 5h30 é mais fácil do que levantar às 6h30? Experimente!

A razão pela qual é mais fácil levantar da cama às 5h30 é porque o dosha Kapha atinge o seu auge a essa hora, em vez de se agravar. Entre as 6h e as 10h, o Kapha é predominante; assim, as qualidades pesadas, mais densas e monótonas de kapha instalam-se no corpo e na mente, sendo assim mais difícil ter motivação para levantar e combatê-las.

Devido ao movimento natural dos doshas, ​​experimente deitar-se às 22h e acordar antes do sol nascer, às 5h30. O truque que precisamos aqui é sair da cama para de facto, acordarmos.

Coloque o despertador longe da cabeceira, onde precisa de levantar-se para o desligar, e em seguida, NÃO VOLTE PARA A CAMA!

Já conseguiu o mais difícil – sair dos lençóis. É hora de aproveitar o dia.

3. YOGA ASANAS

Concentre a sua mente em sequências de movimentos rápidos e fluídos.

Quando nos sentamos no nosso tapete de yoga, provavelmente sentimo-nos como um urso endurecido a sair do seu estado de hibernação invernal – é um bom momento para reiniciar uma fluida e vigorosa prática de Vinyasa Yoga ao seu ritual matinal.

Mova-se rapidamente através das saudações ao sol, respirando uma vez por cada movimento. Assim, ajudará a aliviar a estagnação e letargia do corpo e da mente. Concentre-se nas posturas que expandem e abrem o peito, como a “Fish Pose”, a “Camel Pose” e a “Full Wheel Pose”.

Estas posturas permitem o alívio de quaiquer congestões no sistema respiratório e libertarão emoções sufocadas ou reprimidas.

4. OIL PULLING (KAVALA GRAHA) ou bochechar com óleo

Se ainda não incluiu na sua rotina os rituais de autocuidado ayurvédico, o momento ideal é… AGORA. Kavala Graha, o termo sânscrito para bochecho com óleo, é o antigo ritual ayurvédico de passar óleo pelos dentes (em todas as direcções) para suportar uma saúde e higiene oral resilientes.

Quando bochechamos com este óleo diariamente, fortalecemos as gengivas, branqueamos os dentes, erradicamos a placa bacteriana e removemos as toxinas do organismo. Este ritual diário também é apropriado ao longo de todas as estações porque ajuda a purificar e reduzir o excesso de Kapha no organismo. O óleo de coco e óleo de sésamo são os melhores aliados na sua saúde oral.

À medida que entramos nestes dias suaves da Primavera, comprovamos que estes simples rituais ayurvédicos tornam-se aliados indispensáveis para nos sentirmos renovados e revigorados.

Lembre-se que as nossas práticas diárias são as mais poderosas, para a qualidade da nossa saúde a curto e a longo prazo.

Em cada dia reserve um tempo para si – mesmo antes do caos e das tarefas inadiáveis.  O nosso corpo agradece e retribui em graça e saúde.

Aqui está a renovação e a promessa da Primavera!

Namaste.

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